sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Organização Escolar Não Seriada

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A Organização Escolar não seriada, tem como modelo principal e pioneiro uma escola que existe há 28 anos pensada e organizada pelo Pedagogo José Pacheco. Ela está localizada  em Viila das Aves  e São Tomé de Negreiros a 30 quilômetros da cidade do Porto em Portugal, é uma escola pública e chama-se Escola Básica Integrada de Aves/São Tomé de Negreiros. Proporciona aprendizagens a alunos de 1º e 2º Ciclo, dos 5 aos 13 anos, entre o 1º e o 9º ano, cujo método de ensino se baseia nas chamadas Escolas democráticas.
A escola da Ponte não segue o sistema em seriação ou por ciclos e os Professores não são responsáveis por uma determinada disciplina ou por turmas específicas. Lá os alunos definem quais são suas áreas de interesse e desenvolvem projetos de pesquisa tanto em grupo como individuais.
No Brasil há algumas escolas da rede pública e também particular que estão se baseando neste modelo não seriado da Escola da Ponte a fim de obterem melhores resultados tanto na qualidade do ensino, mas também em garantir que a apredizagem aconteça de fato e diminuir a evasão escolar. Uma dessas escolas é a EMEF Des. Amorim Lima.

1.Princípios a serem contemplados no Currículo

Dentro de cada disciplina são escolhidos temas pelos próprios alunos conforme o interesse e aí eles desenvolvem trabalhos de pesquisa hora individuais, hora em grupo e são sempre compartilhados com os colegas. Cada aluno procura pessoas ferramentas e soluções, testa seus conhecimentos e convive com os outros. Nestes espaços os alunos podem recorrer a qualquer professor para solicitar suas respostas, se eles não conseguirem responder, são encaminhados a um especialista. Os próprios alunos criam regras de convivência, onde também pais e professores devem seguir. A escola  assume o currículo em uma dupla proposição: o currículo objetivo, que norteia e metrifica um horizonte  de realização e o currículo subjetivo, que se estrutura no desenvolvimento pessoal, do projeto de vida de cada estudante. Na pedagogia do “Fazer a Ponte”, só o currículo subjetivo que é o conjunto de aquisições de cada aluno, é capaz de validar a pertinência e o sentido do currículo objetivo.

2.Organização dos Tempos e Espaços Recomendados

Neste modelo não seriado, não há séries, ciclos, turmas, anos, manuais, testes e aulas. Os alunos se agrupam em espaços de convivência que podem ser cobertos ou ao ar llivre, chamados espaços educativos, não há salas de aula tradicionais com carteiras e lousa.  Exemplo: há um pavilhão das ciências onde ficam materiais sobre Matemática. Tudo isto feito num prédio comum, tradicional.
O sonho de José Pacheco é um prédio com outro conceito de espaço, eles tem uma maquete feita por 12 arquitetos, ex-alunos que conhecem bem a proposta da escola. O projeto inclui uma área chamada de centro da descoberta, onde serão compartilhados o saberes de cada um, há também pequenos nichos hexagonais destinados aos pequenos grupos e às tarefas individuais. Estão previstas ainda amplas avenidas e alguns cursos d’água, onde se possa mergulhar os pés para conversar, além de um lugar para cochilar. E prevê ainda que as novas tecnologias da informação devam ficar espalhadas por todos os lugares para ser democraticamente utilizadas pela comunidade (que já funciona).

3.Objetivos gerais da aprendizagem, a serem atingido

O objetivo é de promover a formação de pessoas autônomas, responsáveis, solidárias mais cultas e democraticamente comprometidas  na construção de um destino  coletivo e de um projeto de sociedade que potencialize a afirmação das mais nobres e elevadas qualidades de cada ser humano.

4.Procedimento metodológicos Sugeridos

Os estudantes desenvolvem sua aprenizagem em pequenos grupos com interesse comum por determinado assunto, eles se reúnem com um professor e todos juntos estabelecem um programa de trabalho de 15 dias. O professor orienta as crianças onde e o que pesquisar e ao fim dos 15 dias elas fazem uma avaliação do que aprenderam, se os resultados forem positivos, o grupo se dissolve e é formado outro para estudar uma nova matéria.

5.Materiais de Ensino e de Aprendizagem

Dicionários, livros, gramáticas, internet, vídeos, ou seja várias fontes de conhecimento.

6.Avaliação

É feita pelos próprios alunos junto com o tutor ao final dos 15 dias de trabalho de pesquisa.


7.Exemplos de Boas Práticas
Em uma atividade em novembro de 2013, um grupo de crianças do núcleo de iniciação Escola da Ponte decidiu investigar como funcionam os sinais de trânsito, para estudar o tema de segurança rodoviária. Depois da pesquisa inicial, saíram às ruas para ver na prática. O que significa cada uma das placas. Como produto, o grupo desenvolveu e jogou um jogo da memória com os símbolos recém descobertos e como tarefa de casa, os estudantes tiveram que ajudar seus familiares e vizinhança e relembrar o significado de cada um deles.


Fontes consultadas





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