sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Escola Inclusiva

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1.Princípios a serem contemplados no currículo

Deve-se pensar na criação de um currículo para os alunos com necessidades especiais numa base comum aos demais alunos, pois a educação inclusiva tem como objetivo oferecer condições gerais, sendo assim o currículo não sofre alterações substanciais, mais não podemos deixar de lado as características de aprendizagem dos alunos com necessidades especiais, temos que trabalhar com cuidado e materiais específicos para que esse processo ocorra com o extremo sucesso.

2.Organização dos tempos e espaços recomendados

Os princípios iniciais devem ser avaliados, para promover as condições de acessibilidade ao ambiente que ira receber os alunos das diversidades e inclusão, e para receber esses alunos e importante repensar na arquitetura e organização do tempo e espaço disponível, por esse motivo deve-se pensar em uma modificação do ambiente.  O objetivo das escolas com acessibilidade e a de promover as melhores condições do ambiente físico com adequações para facilidade como as locomoções que tem que ser adaptadas com rampas, elevadores para facilitar o acesso, instalações de corrimão com sinalização visual e tátil, não podendo esquecer-se dos sanitários com acessibilidade.                

3.Objetivos gerais da aprendizagem, a serem atingido

O professor e toda a escola precisam compreender a realidade do aluno para que a intervenção seja feita da melhor maneira possível, tendo a consciência de que todos aprendem com as diferenças é e importante para criar bons cidadãos no futuro, o professor tende ser capaz de respeitar o tempo e as limitações de aprendizagens das crianças com deficiências físicas, psíquicas e motoras.

4.Procedimentos metodológico sugeridos

Os alunos usufruem das mesmas disciplinas regulares do currículo de ensino fundamental e do médio, mais é tudo em seu tempo de aprendizado, embora não consigam desenvolver o mesmo trabalho que os alunos regulares, com esse programa os alunos de inclusão tem a oportunidade de convier com as crianças da mesma idade e isso para eles já e um grande progresso, o projeto de inclusão em escolas regulares tem o intuito de evolução para formar todas as crianças como pessoas que aceitam as diferenças. 

5.Materiais de ensino e de aprendizagem
    
Todos os recursos pedagógicos podem ser utilizados no programa de inclusão, mais sabemos que cada um tem a sua particularidade e por isso nem sempre os materiais utilizados cumprem com o objetivo proposto para prática pedagógica.
Esta possibilidade de atividades em sala de aula que os alunos de inclusão possuem poderá beneficiar sua estimulação na coordenação motora e em seu desenvolvimento de interação em grupo.

6.Avaliação
   
A avaliação na educação inclusiva tem seguido os mesmo parâmetros teóricos mais os padrões avaliativos geralmente são normativos e estabelecidos pela media do grupo em geral. A avaliação das crianças de inclusão deve ser caracterizada como um instrumento capaz de estabelecer as condições de aprendizagem do aluno e a sua relação com o ensino e seu desempenho pedagógico. Como podemos caracterizar a avaliação educacional em especial que lida com diferentes categorias de deficiência como: (auditiva, física, mental e visual), como vemos a avaliação educacional é extremamente complexa por meio da educação inclusiva.

7.Exemplos de boas práticas

O exemplo de boas pratica educacional inclusiva, creio que seja o sistema do programa da educação inclusiva de crianças com deficiência em escola regular, as escolas estão de portas abertas para receber as diferenças, a mudança da estrutura física que a escola favorece a acessibilidade para que a circulação seja livre, dentro da mesma, para as crianças com deficiência. O corpo docente capacitado para trabalhar com a dessemelhança empenha-se para que os demais alunos aprendam a respeitar a conviver com as diferenças, e para que as adversidades não apareçam à família tem que empenhar-se em fazer parte do processo de aprendizagem da criança com deficiência.
                              

  
Fontes consultadas.



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