Deve-se pensar na criação de um currículo para os alunos com necessidades especiais numa base comum aos demais alunos, pois a educação inclusiva tem como objetivo oferecer condições gerais, sendo assim o currículo não sofre alterações substanciais, mais não podemos deixar de lado as características de aprendizagem dos alunos com necessidades especiais, temos que trabalhar com cuidado e materiais específicos para que esse processo ocorra com o extremo sucesso.
2.Organização dos tempos
e espaços recomendados
Os princípios iniciais
devem ser avaliados, para promover as condições de acessibilidade ao ambiente
que ira receber os alunos das diversidades e inclusão, e para receber esses
alunos e importante repensar na arquitetura e organização do tempo e espaço
disponível, por esse motivo deve-se pensar em uma modificação do ambiente.
O objetivo das escolas com acessibilidade e a de promover as melhores
condições do ambiente físico com adequações para facilidade como as locomoções
que tem que ser adaptadas com rampas, elevadores para facilitar o acesso,
instalações de corrimão com sinalização visual e tátil, não podendo esquecer-se
dos sanitários com acessibilidade.
3.Objetivos gerais da
aprendizagem, a serem atingido
O professor e toda a
escola precisam compreender a realidade do aluno para que a intervenção seja feita
da melhor maneira possível, tendo a consciência de que todos aprendem com as
diferenças é e importante para criar bons cidadãos no futuro, o professor tende
ser capaz de respeitar o tempo e as limitações de aprendizagens das crianças
com deficiências físicas, psíquicas e motoras.
4.Procedimentos
metodológico sugeridos
Os alunos usufruem das
mesmas disciplinas regulares do currículo de ensino fundamental e do médio,
mais é tudo em seu tempo de aprendizado, embora não consigam desenvolver o
mesmo trabalho que os alunos regulares, com esse programa os alunos de inclusão
tem a oportunidade de convier com as crianças da mesma idade e isso para eles
já e um grande progresso, o projeto de inclusão em escolas regulares tem o
intuito de evolução para formar todas as crianças como pessoas que aceitam as
diferenças.
5.Materiais de ensino e
de aprendizagem
Todos os recursos
pedagógicos podem ser utilizados no programa de inclusão, mais sabemos que cada
um tem a sua particularidade e por isso nem sempre os materiais utilizados
cumprem com o objetivo proposto para prática pedagógica.
Esta possibilidade de
atividades em sala de aula que os alunos de inclusão possuem poderá beneficiar
sua estimulação na coordenação motora e em seu desenvolvimento de interação em
grupo.
6.Avaliação
A avaliação na educação
inclusiva tem seguido os mesmo parâmetros teóricos mais os padrões avaliativos
geralmente são normativos e estabelecidos pela media do grupo em geral. A
avaliação das crianças de inclusão deve ser caracterizada como um instrumento capaz
de estabelecer as condições de aprendizagem do aluno e a sua relação com o
ensino e seu desempenho pedagógico. Como podemos caracterizar a avaliação
educacional em especial que lida com diferentes categorias de deficiência como:
(auditiva, física, mental e visual), como vemos a avaliação educacional é
extremamente complexa por meio da educação inclusiva.
7.Exemplos de boas
práticas
O exemplo de boas
pratica educacional inclusiva, creio que seja o sistema do programa da educação
inclusiva de crianças com deficiência em escola regular, as escolas estão de
portas abertas para receber as diferenças, a mudança da estrutura física que a
escola favorece a acessibilidade para que a circulação seja livre, dentro da
mesma, para as crianças com deficiência. O corpo docente capacitado para
trabalhar com a dessemelhança empenha-se para que os demais alunos aprendam a
respeitar a conviver com as diferenças, e para que as adversidades não apareçam
à família tem que empenhar-se em fazer parte do processo de aprendizagem da
criança com deficiência.
Fontes
consultadas.
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