sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Educação de Jovens e Adultos -EJA



Resultado de imagem para eja em desenho


  A educação de Jovens e Adultos é definida pelo artigo 37 da LDB (lei 9394/96) como a modalidade de ensino que “será destinada aqueles que não tiveram acesso ou a continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. A EJA é um programa criado pelo Governo, que tem por objetivo oferecer o Ensino Fundamental e Médio para pessoas que de algum modo, não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada, a EJA é uma grande oportunidade para jovens e adultos regressarem para a sala de aula. Essa modalidade de estudo tem como objetivo respeitar ás características do aluno, oferecendo flexibilidade entre tempo e espaço.


1.Princípios a serem contemplados no Currículo

O Currículo da EJA não difere do ensino regular, o seu foco é aperfeiçoar ou transformar as praticas educativas. É necessário que currículo expresse os objetivos, que tipo de pessoa e sociedade se deseja formar, no qual se encaixa em três áreas:

Língua Portuguesa
Matemática
Estudos da Sociedade e da Natureza

 2.Organização dos Tempos e Espaços Recomendados

É necessário que o ritmo de cada aluno seja respeitado, pensando na organização do tempo, levando em consideração o tempo disponível do aluno, na organização das aulas e nos dias da semana. O tempo é organizado da seguinte forma: o tempo físico que esta relacionado com o calendário escolar, o tempo vivido pelo professore em quanto profissional, e o tempo pedagógico.
Referente ao espaço, a EJA atende alunos do Ensino Fundamental, e Médio, sendo assim, as salas de aula são organizadas de uma forma na qual os alunos ficam na mesma sala, independente da idade, sendo a idade mínima de 18 anos.

  3.Objetivos Gerais da Aprendizagem, a serem atingidos

O principal Objetivo da EJA é respeitar o tempo de cada aluno, tempo de aprender e tempo de ensinar, sabendo que esses tempos são diferentes e precisam ser trabalhados, e considerados no processo de aprendizagem, pois cada aluno tem seu ritmo e precisa ser respeitado. A EJA tem um tempo diferenciado do ensino regular, o aluno conclui uma serie em pelo menos 6 meses, isso não significa que o ensino é célere, a EJA tem os mesmo conteúdos que o ensino regular, o que modifica é a metodologia

 4.Procedimentos Metodológicos Sugeridos

O conteúdo da EJA é o mesmo que o ensino regular, o que muda é sua metodologia, ou seja, a EJA mantém uma estrutura que ensina conteúdos expressivos em tempos diferenciados, e não em um único tempo. Os eixos articuladores são: cultura, trabalho e tempo, que são definidos a partir do perfil e do currículo do educando.

5.Materiais de Ensino e de Aprendizagem

Foi elaborada uma coleção de cadernos de EJA, para o ensino fundamental de jovens até a 8º serie, que também pode ser utilizada, em outras situações de ensino. A coleção segue as orientações curriculares do CNE (Conselho Nacional de Educação).

6.Avaliação

Na EJA a avaliação, precisa ser aplicada como um método de avaliação realmente, pois hoje em dia, ainda é colocada como um método de reprovação, e isso não ajuda, no avanço e no crescimento dos alunos, é necessário que o professor, avalie também os alunos em outros momentos, com assuntos do cotidiano por exemplo.

7.Exemplos de Boas Práticas     
     
O professor deve ir além dos conteúdos dos materiais didáticos, deve instigar o interesse dos alunos pelos estudos, propondo novos métodos de aprendizado, como leituras, visitas a lugares culturais, filmes, revistas, jornais, mas sempre respeitando os seus alunos. 
O professor deve sempre abrir um momento em sala de aula para que seus alunos possam falar sobre os conteúdos que estão sendo estudados, sobre a forma que o professor esta conduzindo as aulas, para que assim possa haver uma melhora tanto para o professor quanto para o aluno esta dando aula.


Fontes:
http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/13536-materiais-didaticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário